Logomarca Primeira Infância Primeiro

Aprenda a usar

Voltar para Mapa Interativo
Nesta visão territorial você compreende como as questões geoespaciais interferem na situação da primeira infância.
Você pode também filtrar as cidades de um estado, criar recortes por faixa populacional de cada cidade e estudar os dados históricos de todos os anos disponíveis.

Mapa Interativo - Os indicadores da Primeira Infância em todo o Brasil

O território brasileiro é extenso e diverso. Observar os dados das crianças de 0 a 6 anos no mapa interativo permite compreender as diferenças e similaridades entre os 5.570 municípios.

O mapa apresenta indicadores de diversas áreas como saúde e educação, promovendo uma visão intersetorial do cenário da primeira infância.

A ferramenta foi construída para permitir uma análise visual na exploração do território e análises aprofundadas em estados específicos e municípios com mesma faixa populacional.

Imagem de uma seta para baixo

Quanto mais verde, melhor

Utilizamos uma paleta de cores e algoritmos específicos que facilitam a interpretação do desempenho em cada indicador no território.

Cada estado, uma realidade

As diferenças do Brasil precisam ser observadas de forma regionalizada. Utilize o mapa interativo para comparar somente os municípios do mesmo estado.

Municípios grandes, municípios pequenos

Alcançar desempenho em um indicador exige desafios diferentes em municípios de 5 mil ou 100 mil habitantes. Visualize os resultados entre municípios da mesma faixa de população.

Guia passo a passo do Mapa Interativo

Elaboramos o guia abaixo para que você possa explorar todos os detalhes da ferramenta.

Passo 1 - Escolha o Indicador

Nosso primeiro passo é escolher o indicador que iremos analisar. Escolheremos o "Percentual de Partos de Mães Adolescentes" que inclui o percentual do total de partos na cidade por mulheres com idade até 19 anos completos.

Imagem tela escolha do indicador
Passo 1 - Escolha do indicador

Passo 2 - Configure a Legenda

Cada município aparece com uma cor. Verde indica bom desempenho no indicador. Amarelo significa desempenho intermediário e vermelho um desempenho inadequado. Existem diferentes formas de calcular se um indicador é considerado bom ou ruim. No mapa interativo, por padrão, você terá sempre duas opções:

Imagem tela escolha do indicador
Passo 2 - Configure a Legenda

Legenda Brasil Ideal - Valores fixos

A legenda inicial apresenta valores fixos considerados bons para a nossa realidade. Todos os valores foram definidos conforme metas do governo e a média do Brasil. Você observa os valores exatos na legenda acima do mapa.

Imagem da tela
Legenda Brasil Ideal - Valores fixos

No caso do indicador escolhido, foi considerado até 10% de partos de mães nessa faixa etária como adequado. Você pode observar no mapa, pela grande quantidade de amarelo e vermelho que a grande maioria do território ainda possui, um número muito elevado de partos de mães adolescentes.

Imagem da tela
Legenda Brasil Ideal - Valores fixos

Legenda Farol Brasil - Classificação em tercis

A legenda de tercis faz uma operação diferente. Ao invés de que se estabeleça um valor fixo para o que é considerado verde, amarelo ou vermelho, todos os municípios com valores no indicador foram ordenados e divididos em três grupos iguais. O grupo com melhores resultados em verde, resultados intermediários em amarelo e resultados mais baixos em vermelho.

Imagem da tela
Legenda Brasil Ideal - Classificação em tercis

Nesta forma, sempre haverá no mapa um número igual de municípios em cada cor configurada. Isso permite análises de quais áreas do território estavam melhores ou piores naquele momento do território, independente do ano do indicador ou da situação geral do Brasil. Esta legenda também é utilizada na comparação de municípios do mesmo tamanho e do mesmo estado.

Passo 3 - Detalhes do Indicador

Para ver o valor do indicador de uma cidade específica, você pode clicar sobre a cidade e um pequeno pop-up será aberto com o valor do indicador, o nome da cidade e o total de habitantes da cidade. Na imagem abaixo podemos ver que o "Percentual de Partos de Mães Adolescentes" em Aracajú - SE foi de 12,88% em 2019.

Imagem da tela
Passo 3 - Detalhes do Indicador

Observação: Repare que o município aparece em verde na legenda por tercis e em amarelo na legenda por valores fixos, pois embora esteja entre o um terço com melhor resultado, ainda está acima dos 10% estabelecidos como referência na legenda de valores fixos.

Passo 4 - Histórico do Indicador no Município

Ao clicar no botão "ver mais" do pop-up será aberta uma janela com informações detalhadas do indicador e a tabela com os valores históricos do indicador no município visualizado.

Imagem da tela
Passo 4 - Histórico do Indicador no Município

Observe que neste exemplo que em Aracajú o valor deste indicador já foi de 20,80% no ano 2000 decaindo lentamente ao longo dos anos.

Passo 5 - Análise de um Estado

Ao estudarmos esse indicador observamos que nas duas configurações de legenda a região norte apresenta os municípios em cor predominante vermelha. Isso significa que em relação ao Brasil esta região ainda apresenta, como um todo, valores piores neste indicador.

Imagem da tela
Mapa do Brasil com foco na região norte

Embora com valores piores em relação ao Brasil, o mapa interativo permite a análise de um estado em separado, de modo a identificar territórios onde os indicadores apresentem melhores resultados dentro do estado. Para esta análise vamos primeiro filtrar os municípios para somente municípios do estado do Amazonas.

Imagem da tela
Filtro das cidades para somente cidades do estado do Amazonas

Uma nova opção de legenda aparecerá quando um estado for selecionado. É a legenda "tercis por estado" que nos permitirá ver o estado selecionado dividido em três grupos: municípios em verde com melhor desempenho no indicador dentro do estado, municípios em amarelo com desempenho intermediário e municípios em vermelho com desempenho abaixo.

Imagem da tela
Escolha da legenda de tercis estaduais

As faixas de valores dentro do estado em cada faixa de cor poderá ser vista na área da legenda, indicando, por exemplo, que no Amazonas, 1 terço dos municípios possuem entre 33,18% e 40,17% de partos de mães adolescentes.

Imagem da tela
Mapa do Amazonas com legenda por tercis estadual

Passo 6 - Análise por faixa populacional

Clique agora no filtro de cidades e desmarque a opção por estado e selecione a opção de filtro de faixa populacional de municípios com população entre 100 mil e 500 mil habitantes.

Imagem da tela
Filtro por faixa populacional

Acessa a área de configuração da legenda e altere para o filtro de tercis por população. Essas opções apresentarão o mapa com todos os municípios desta faixa populacional de modo que um terço esteja no grupo verde, um terço no grupo intermediário e um terço no grupo assinalado com a cor vermelha.

Imagem da tela
Escolha da legenda de tercis por população

Com este tipo de visualização podemos observar pontos discrepantes, onde mesmo com população similar, um determinado município destoa positiva ou negativamente do seu entorno, como é o caso de Leme - SP que possue em torno de 15% de partos de mães adolescentes enquanto os municípios vizinhos, também com mesma faixa de população apresentam valores abaixo dos 11%.

Imagem da tela
Mapa do Brasil com municípios entre 100 mil e 500 mil habitantes

Passo 7 - Análise combinada por faixa populacional dentro de um estado

Em alguns estados maiores pode ser relevante para a análise combinar os filtros de estado e faixa populacional, para, por exemplo, analisar os dados dos municípios do estado de São Paulo com menos de 20 mil habitantes.

Imagem da tela
Escolha do estado de São Paulo com municípios até 20 mil habitantes

Nesta situação, você poderá escolher a legenda que considerar mais adequada.

Imagem da tela
Mapa de São Paulo com municípios de até 20 mil habitantes

Próximos Passos

Apresentamos neste guia passo a passo todos os principais recursos do mapa interativo para que você possa explorar o território com ajuda dos diversos dados disponíveis.

Para análises que envolvem ordenar os municípios pelos indicadores observados, recomendamos que você conheça a ferramenta Blocos Comparativos.