Logomarca Primeira Infância Primeiro

Aprenda a usar

Voltar para Blocos Comparativos
Nesta visão comparativa você observa cidades semelhantes em formato visual único que permite comparar dezenas de cidades em uma única tela.
Você pode também definir recortes por estado, por população, por capitais e visualizar os dados históricos de todos os anos disponíveis.

Blocos Comparativos - Uma análise mais abrangente

Imagem destaque Blocos Comparativos

A ferramenta Blocos Comparativos foi desenvolvida para uma análise eficaz dos dados municipais sobre a Primeira Infância no Brasil.

Ao contrário de simplesmente classificar os municípios como melhores ou piores, a ferramenta permite a comparação de cidades semelhantes, como aquelas do mesmo estado ou com população similar. Os dados são organizados em um formato visual inovador, destacando as diferenças dentro do grupo como um todo.

Com os Blocos Comparativos, você terá uma visão mais completa dos dados municipais sobre a Primeira Infância. Esqueça rankings e descubra novas perspectivas na análise dos dados!

Imagem de uma seta para baixo
Imagem destaque observe o todo

Observe o todo, não apenas os extremos

Ao invés de focar apenas nos melhores e piores municípios, observe os grupos de municípios com melhor ou pior desempenho e a distância entre eles. Dessa forma, é possível compreender a situação de forma clara e sintética.

imagem destaque flexibilidade na análise

Flexibilidade na análise

Não importa se você está analisando todas as cidades do Amazonas, somente as pequenas cidades de São Paulo ou as cidades com mais de 1 milhão de habitantes do Brasil. A ferramenta Blocos Comparativos permite que você personalize seu próprio grupo de análise.

Imagem destaque ordenação

Ordene como quiser, várias vezes

Você pode escolher a forma de ordenar os dados que melhor se adequa à sua análise. Inverta a ordem, mude os critérios de ordenação e experimente diferentes perspectivas para obter novos insights.

Guia passo a passo dos Blocos Comparativos

Elaboramos o guia abaixo para que você possa explorar todos os detalhes da ferramenta.

Passo 1 - Escolha o Indicador

Nosso primeiro passo é escolher o indicador que iremos analisar. Como exemplo, escolheremos o "Percentual de Baixo Peso ao Nascer" que considera, do total de nascimentos, quantos bebês nasceram com menos de 2,5 quilos.

Imagem de tela: Passo 1 - Escolha do Indicador
Passo 1 - Escolha do Indicador

Passo 2 - Ordene os Blocos

A principal qualidade desta ferramenta é proporcionar a ordenação das cidades em cada indicador. Por padrão, a ferramenta inicializa com os municípios ordenados do "pior valor" para o "melhor"

Imagem de tela: Passo 2 - Ordene os Blocos
Passo 2 - Ordene os Blocos

Altere entre as opções de ordenação para visualizar os municípios ordenados pelo tamanho da população ou em ordem alfabética.

Imagem de tela: Passo 2 - Escolha a forma de ordenação
Passo 2 - Escolha a forma de ordenação

Passo 3 - Altere o Tamanho

Utilize diferentes tamanhos para os blocos conforme a sua necessidade. Em determinadas combinações de filtros de cidades, o tamanho "pequeno" pode permitir conhecer os valores do maior ao menor em uma única tela.

Imagem de tela: Passo 3 - Todas as cidades de Santa Catarina no tamanho "pequeno"
Passo 3 - Todas as cidades de Santa Catarina no tamanho "pequeno"

Ao analisar um grupo menor de municípios, o tamanho grande pode proporcionar uma leitura dos dados mais agradável, especialmente em apresentações.

Imagem de tela: Passo 3 - Todas as cidades com mais de 1 milhão de habitantes no tamanho "grande"
Passo 3 - Todas as cidades com mais de 1 milhão de habitantes no tamanho "grande"

Passo 4 - Análise de um Estado

Ao analisar um estado na ferramenta, sugere-se o uso da legenda "Tercis estadual". Desta forma, as cores dos municípios analisados corresponderão aos melhores, intermediários e abaixo da média somente em comparação com o próprio estado.

Imagem de tela: Passo 4 - Legenda "Tercis estadual"
Passo 4 - Legenda "Tercis estadual"

Sugere-se iniciar a análise com o tamanho dos blocos em "pequeno", que fornecerá um rápido entendimento da situação do indicador em todos os municípios do estado. Ao colocar o ponteiro do mouse sobre um bloco, o nome do município será exibido junto ao valor completo do indicador.

Imagem de tela: Passo 4 - Todas as cidades do Rio de Janeiro
Passo 4 - Todas as cidades do Rio de Janeiro

Passo 5 - Análise por População

Ao analisar os municípios de uma faixa populacional, sugere-se o uso da legenda "Tercis por população". Desta forma, as cores dos municípios analisados corresponderão aos melhores, intermediários e abaixo da média somente no próprio grupo selecionado.

Imagem de tela: Passo 5 - Legenda "Tercis por população"
Passo 5 - Legenda "Tercis por população"

Passo 6 - Somente as Capitais

Na opção de filtro das cidades é possível utilizar o filtro especial "Somente Capitais".

Imagem de tela: Passo 6 - Escolha da opção "Somente Capitais"
Passo 6 - Escolha da opção "Somente Capitais"

Esta opção, quando combinada com o tamanho "grande" e a ordenação por maior população oferece um panorama de alguns dos principais municípios do país.

Imagem de tela: Passo 6 - Todas as capitais do Brasil
Passo 6 - Todas as capitais do Brasil

Passo 7 - Detalhes do Indicador

Ao clicar em um município será aberta uma janela com informações detalhadas do indicador e a tabela com os valores históricos do indicador no município visualizado.

Imagem de tela: Passo 7 - Detalhes do Indicador
Passo 7 - Detalhes do Indicador

Próximos Passos

Apresentamos neste guia passo a passo todos os principais recursos dos Blocos Comparativos para que você possa explorar os dados com ferramentas de ordenação e visualização sintética.

Para análises dos municípios no território, recomendamos que você conheça a ferramenta Mapa Interativo.

Para analisar todos os indicadores de um município de forma integrada recomendamos que você conheça o Painel Diagnóstico.