Logomarca Primeira Infância Primeiro

Aprenda a usar

Voltar para o Mapeamento de Ofertas

Construa o Painel de Ofertas Básicas da Primeira Infância do seu município

Conhecer e mapear os serviços oferecidos para a primeira infância no seu município é fundamental para garantir que todas as gestantes e famílias com crianças até 6 anos tenham seus direitos assegurados.

O painel apresenta as ofertas essenciais que existem na Saúde, Assistência Social e Educação e as que podem ser criadas no seu município; e ainda traz dicas e recomendações de como ampliar o acesso e a qualidade das ofertas existentes.

A ferramenta permite iniciar uma articulação intersetorial entre essas áreas, podendo apoiar municípios dispostos a avançar/mobilizar a pauta da primeira infância e, também, aqueles que já possuem comitês intersetoriais.

A visualização do painel é o ponto de partida para que os(as) gestores(as) e suas equipes priorizem ações e identifiquem formas de ampliar seu acesso e cobertura, investir em novas ofertas, qualificar e conectar ofertas existentes e, até mesmo, apoiar a formulação do Plano Municipal da Primeira Infância.

Imagem de uma seta para baixo

Os momentos da Primeira Infância

A primeira infância é um período crucial no desenvolvimento da criança, que abrange os 6 primeiros anos de sua vida, as gestantes e cuidadores (pais, avôs/ós, tios/as e irmãos/ãs, entre outros). O olhar integral sobre a primeira infância requer um cuidado especial em 4 momentos:

Gestação

Atenção específica a todas as gestantes e ao planejamento familiar e reprodutivo das famílias, incluindo a prevenção da gestação e a atenção a estudantes em estado de gravidez

Nascimento e os dez primeiros dias

Parto seguro, promoção das primeiras conexões parentais, incentivo ao aleitamento e combate à mortalidade

Três primeiros anos

Período em que o cérebro mais precisa de estímulos e depende de experiências de vida adequadas, que incentivem o desenvolvimento pleno, a alimentação saudável, o vínculo e o afeto

Quatro a seis anos

Desenvolvimento infantil pleno e consolidação da rede de apoio da criança e da sua família

As áreas envolvidas

Representação visual dos 4 momentos e das áreas envolvidas no mapeamento de ofertas

O Painel de Ofertas Básicas da Primeira Infância sugere um olhar sobre os serviços, programas, benefícios e iniciativas que podem ser envolvidos para o preenchimento e/ou análise dos resultados:

Ícone de Saúde

Saúde

Atenção Básica e Parto

Ícone de Assistência

Assistência Social

Proteção Social Básica, Cadastro Único e Proteção Social Especial

Ícone de Educação

Educação

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e Educação de Jovens e Adultos

Identifique as ofertas

Comece, agora mesmo, o seu Painel de Ofertas Básicas, identificando as ofertas existentes para a Saúde, Assistência Social e Educação do seu município e/ou território.

MAPEAR OFERTAS BÁSICAS