A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica em nosso país, portanto ela é considerada um direito de toda criança brasileira de 0 a 5 anos. Ter direito ao acesso, porém, não é o suficiente, é preciso garantir uma oferta com qualidade e com mensuração por meio da avaliação, pois é ela que fornece subsídios para a tomada de decisões bem-informadas apontando caminhos possíveis de melhoria.
A partir dessa premissa, o objetivo principal deste curso é apoiar profissionais da Educação a compreenderem, planejarem e implementarem um processo avaliativo dos ambientes de aprendizagens da Educação Infantil, com base na Escala de Avaliação dos Ambientes de Aprendizagem dedicados à Primeira Infância (EAPI).
O curso também irá auxiliar os profissionais na atuação em seu próprio município, com a elaboração de um planejamento de um processo avaliativo aplicado a sua realidade. E não se preocupe, para ajudar neste processo terão estratégias e recursos de aprendizagem como vídeos, textos, infográficos e exercícios, para contribuir neste momento estratégias.