BNCC em foco na Educação Infantil: trajetória teórico-prática para formação de professores

Curso BNCC em foco na Educação Infantil

Todos que atuam na Educação Infantil foram atravessados pela pandemia de Covid-19 e as inúmeras restrições que ela nos impôs – de circulação, de convivência, de interação, de encontros presenciais. Todos aspectos tão fundamentais e importantes para o desenvolvimento e para a construção dos vínculos da criança, especialmente nos primeiros anos de vida.

Aos formadores coube ampliar e ressignificar os conhecimentos das práticas educativas para orientar os professores a revisar seus planejamentos, repensar a dinâmica de encontros de forma remota – simultâneos ou não -, adequar os tempos e os espaços para dar continuidade aos processos de aprendizagem que, apesar do cenário inesperado, precisam ser significativos, mobilizadores, propositivos e coerentes.

Visando apoiar esses profissionais, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Movimento Bem Maior e Instituto Singularidades, disponibiliza o curso BNCC em foco na Educação Infantil: trajetória teórico-prática para formação professores, totalmente on-line e gratuito, a fim de contribuir com a pauta de formações na Educação Infantil.

O curso se propõe a abordar temas pertinentes à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na etapa da Educação Infantil, considerando a imprevisibilidade e as adequações que os novos tempos de atividades não presenciais exigem e suas especificidades na primeira infância.

O objetivo da iniciativa é que as aulas possam instrumentalizar os formadores de professores, contribuindo para a compreensão da organização curricular e das concepções da Educação Infantil, propondo práticas educativas do cotidiano das instituições de ensino, abarcando as especificidades da atuação educativa e ampliando a compreensão das ações pedagógicas.