Curso: Primeira Infância Primeiro no PPA

Primeira Infância Primeiro no PPA

A ciência já mostrou a importância de se investir na primeira infância para o desenvolvimento da criança e de toda a sociedade, quebrando o ciclo intergeracional da pobreza. Como bem sintetiza James Heckman, Prêmio Nobel de Economia em 2000, “o investimento em políticas públicas para a primeira infância desde as idades mais precoces previne e melhora o estado de bem-estar e a abordagem das potencialidades do ser humano, tem impacto na redução das enfermidades crônicas das crianças pequenas, em suas habilidades sociais, cognitivas e emocionais e no rendimento e produtividade por toda sua vida”.

Mas como garantir a atenção a essa fase da vida nas gestões municipais? Como incluir políticas públicas para a primeira infância no orçamento e implementá-las? Foi pensando nessas questões que a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal elaborou o curso Primeira Infância Primeiro no PPA, que tem o objetivo de apoiar os gestores e equipes técnicas municipais na construção de um Plano Plurianual que priorize a primeira infância e atenda à obrigatoriedade da transparência dos investimentos realizados anualmente em políticas para famílias e crianças de 0 a 6 anos, estabelecida pelo Marco Legal da Primeira Infância (Lei no 13.257/2016).

Disponível na plataforma da Enap (Escola Nacional de Administração Pública), o curso é gratuito e voltado para servidores públicos municipais que tenham atuação no tema orçamento, planejamento, saúde, educação, assistência social ou que tenham interesse no tema da primeira infância, além de colaboradores de organizações sociais e quaisquer pessoas que se interessem pelos temas de orçamento público e de primeira infância.