Sobre o projeto Primeira Infância Primeiro

Menina brincando com bexiga em praça

A atenção à primeira infância deve ser prioridade nas políticas públicas brasileiras. O período, que vai dos 0 aos 6 anos de idade, é crucial não apenas para o desenvolvimento individual das crianças, mas para o crescimento do país e a redução da desigualdade social, como apontam diversos estudos.

Por outro lado, o Brasil vive uma escassez de dados públicos acessíveis e uma distribuição fragmentada das fontes de informação, o que dificulta sua consulta. Neste contexto, o projeto Primeira Infância Primeiro (PIP) se apresenta como uma plataforma de visualização e análise de dados, de forma acessível e gratuita, para apoiar no desenvolvimento de políticas públicas para a primeira infância baseadas em evidências.

Elaborado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, com apoio da Datapedia, o site reúne mais de 30 indicadores relacionados à primeira infância, para que candidatos e gestores municipais, estaduais e federais obtenham diagnósticos atualizados sobre a situação das crianças e famílias brasileiras.

Os indicadores foram escolhidos conforme a metodologia “Nurturing Care”, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Unicef e Banco Mundial, e abrangem cinco eixos do desenvolvimento infantil: saúde, segurança e proteção, nutrição, educação e parentalidade.

Lançado em 2020 com foco nas eleições municipais e com dados sobre os 5.570 municípios do país, o PIP ampliou, em 2022, suas informações para a esfera estadual e nacional. E apresentou três novas ferramentas de suporte ao gestor público: mapas interativos, blocos comparativos que permitem contextualizar resultados locais e um painel diagnóstico, que evidencia os pontos fortes e os pontos de atenção de todos os municípios por análises nacionais e estaduais.

A pandemia de Covid-19 piorou as condições de vida das crianças brasileiras. Com o aumento da pobreza, da insegurança alimentar e da evasão escolar, olhar para esse público se torna mais urgente do que nunca. Por isso, a plataforma traz ainda cursos e recomendações sobre diferentes áreas chave que podem mitigar os impactos da pandemia e das desigualdades acirradas por ela nos últimos anos. Entre os temas, estão a visitação domiciliar, a transferência de renda, a educação infantil de qualidade e políticas para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Além de apoiar a elaboração de políticas para a primeira infância, as informações, ferramentas, cursos e recomendações aqui reunidos podem servir de insumo para engajar toda a sociedade em um debate de qualidade em prol das crianças do país. Junte-se a nós nesse movimento: Primeira Infância Primeiro!

#PrimeiraInfânciaPrimeiro