A primeira infância, que compreende os primeiros seis anos de vida, é um período de rápido desenvolvimento, quando as crianças constroem as bases para sua saúde física, mental e socioemocional.
Os municípios têm papel essencial nesse processo, pois é por meio deles que as políticas públicas chegam até as crianças e suas famílias. Por isso, é fundamental que as ações para a primeira infância estejam contempladas em todos os planos de governo. Para orientar candidatas e candidatos às prefeituras nestas eleições de 2024, elaboramos 6 recomendações baseadas em dados e evidências que mostram o que é necessário para desenvolver e implementar políticas públicas que priorizem as crianças desde cedo.
Nossas recomendações dialogam com as diretrizes da Agenda 227, da qual a Fundação é signatária com mais de 100 outras organizações. Para conhecer mais sobre a campanha “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024” do movimento, acesse: https:/agenda227.org.br/
Clique nos tópicos para ler as recomendações Depois de ler as recomendações, conheça a série Primeira Infância no Município, uma coleção com seis guias práticos que orientam as gestões municipais no planejamento e na implementação de políticas públicas voltadas para as crianças de 0 a 6 anos e suas famílias.