Recomendações Painel de Ofertas Básicas

A ferramenta que possibilita o mapeamento de ofertas existentes para a primeira infância em um município

A primeira infância exige atenção e cuidado integral das famílias para que gestantes, crianças até 6 anos e seus cuidadores tenham acesso a um conjunto de serviços, programas, benefícios e iniciativas. Garantindo, assim, o desenvolvimento pleno da infância.

Mas quais são as ofertas essenciais, em cada um dos momentos vividos nessa etapa, que toda família deveria acessar?

O Painel de Ofertas Básicas evidencia e comunica as ofertas acessíveis nas áreas da Saúde, Assistência Social e Educação do município e as que poderiam ser ofertadas.

A visualização do painel é o ponto de partida para que os(as) gestores(as) e suas equipes priorizem ações e identifiquem formas de ampliar seu acesso e sua cobertura, invistam em novas ofertas, qualifiquem e conectem ofertas existentes e, até mesmo, apoiem a formulação do Plano Municipal da Primeira Infância.

Imagem de destaque do painel de ofertas básicas

Conheça o Painel de Ofertas Básicas

Acesse a ferramenta e faça o mapeamento das ofertas do seu município e/ou seu território.

Inicie o mapeamento das ofertas
Foto de duas crianças lendo um livro sentadas em uma escada ensolarada e com algumas flores lilás ao chão

Articule uma atuação intersetorial

Veja como iniciar uma articulação intersetorial, a partir dos resultados do Painel de Ofertas Básicas, e acesse dicas para a formação de um Comitê Intersetorial e/ou para a elaboração de um Plano Municipal da Primeira Infância.

Ver o passo a passo
Foto de uma menina brincando em uma estrutura de cimento pintada de verde com vários blocos de alturas diferentes, cada um pintado como um prédio, uma casa, assemelhando-se a uma cidade, de modo que parece que a criança é um 'gigante subindo' pelos prédios de uma cidade em um dia ensolarado com uma parede ao fundo pintada de azul, como um grande céu.

Amplie, implemente e/ou qualifique suas ofertas

Veja recomendações para fortalecer o acesso e a qualidade dos serviços, programas, benefícios e iniciativas ofertados à primeira infância no seu município.

Ver as recomendações