Garantir a atenção e o cuidado às gestantes e às crianças do nascimento até os primeiros anos de vida
Entenda os impactos positivos que determinadas intervenções podem trazer para a população brasileira a curto e longo prazos
Ler MaisO Portal Primeira Infância Primeiro tem muitas dicas e conteúdos sobre como implementar, ampliar o acesso e/ou a qualidade das ofertas da primeira infância.
Veja algumas recomendações abaixo:
Entenda os impactos positivos que determinadas intervenções podem trazer para a população brasileira a curto e longo prazos
Ler MaisIdentificamos uma série de ações necessárias para garantir a atenção às gestantes e às crianças, que pode servir como uma lista para checar se a solução para os principais problemas da saúde no município estão sendo encaminhados.
Ler MaisA PNAISC está estruturada em princípios, diretrizes e eixos estratégicos e tem como objetivo promover e proteger a saúde da criança e o aleitamento materno, mediante atenção e cuidados integrais e integrados.
Ler MaisO TEDI é um aplicativo para triagem de alterações do desenvolvimento e comportamento de crianças de 1 a 65 meses e de fatores de risco no contexto familiar.
Ler MaisExplore os conteúdos e descubra como a alimentação, o estímulo e os cuidados certos nessa importante fase da vida são a base para um desenvolvimento saudável.
Ler MaisO objetivo deste artigo é examinar as relações entre o sistema de saúde público no Brasil, o nível de saúde da população e, mais especificamente, os impactos da Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre a mortalidade infantil.
Ler MaisO Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania lançou, na última terça-feira (29), a publicação “Integração das Ofertas Socioassistenciais: Um Olhar para a Primeira Infância”, obra elaborada em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que reforça o apoio aos municípios de todo o País no exercício da integração das seguintes ofertas socioassistenciais: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e; Programa Criança Feliz (PCF).
Ler MaisA ferramenta foi construída para proporcionar momentos de diálogo entre as equipes das ofertas socioassistenciais, com foco no aprofundamento sobre atribuições, construção de fluxos de atendimento e encaminhamento e fluxos para comunicação.
Ler MaisSão detalhados parâmetros de qualidade e componentes estratégicos a fim de inspirar gestores tomadores de decisão na elaboração e desenvolvimento de iniciativas, potenciando a qualidade da atenção ofertada às famílias e crianças na primeira infância.
Ler MaisEm diferentes países, a visitação domiciliar tem sido uma estratégia de extrema importância para promover a saúde, a parentalidade e o desenvolvimento humano. Conheça os benefícios que esse tipo de iniciativa traz para as crianças e suas famílias.
Ler MaisAlém das visitas domiciliares, existe a possibilidade de prover a atenção às famílias em situação de vulnerabilidade por meio de encontros em grupo – modalidade em que as diferentes famílias se deslocam a um centro específico para desempenhar as atividades propostas.
Ler MaisO objetivo deste Caderno é prover orientações que contribuam para a atuação dos profissionais da assistência social, especificamente quanto à promoção do desenvolvimento integral das crianças e sua proteção social.
Ler MaisEste material, construído de forma colaborativa e dialogada, é um instrumento de apoio ao educador/orientador social no planejamento e execução das atividades para os encontros dos grupos do SCFV com crianças de 0 a 6 anos e seus cuidadores.
Ler MaisNa primeira recomendação deste material saiba por que priorizar gestantes e mães com crianças na primeira infância e em situação de vulnerabilidade, além do que fazer em alguns passos simples.
Ler MaisEste instrumento pode servir de inspiração para atuação integrada entre a rede de proteção às famílias no âmbito municipal e é parte do Protocolo Integrado de atenção à Primeira Infância.
Ler MaisReunimos orientações de políticas públicas, programas e ações que garantam aos pais e cuidadores condições de potencializar o desenvolvimento das crianças, do nascimento ao seis anos.
Ler MaisEste documento é uma realização do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular, em parceria com o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE), da Fundação Getúlio Vargas, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Ele foi elaborado com o intuito de apoiar as redes municipais de educação na implementação da parte da Educação Infantil da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que foi aprovada em dezembro de 2017 e deve ser colocada em prática em todos os espaços e salas de aula da Educação Infantil e do Ensino Fundamental a partir de 2020.
Ler MaisEste material tem como objetivo apoiar professores e gestores no planejamento e execução de práticas pedagógicas alinhadas aos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil e à BNCC.
Ler MaisO conteúdo orienta que gestores públicos tomem decisões baseadas em evidências e em conhecimentos produzidos, de modo que possam propor políticas que efetivamente garantam qualidade no atendimento às crianças na educação infantil.
Ler MaisNão basta ampliar o número de vagas se elas não tiverem qualidade. Processos de avaliação são essenciais para identificar o que precisa ser aprimorado.
Ler MaisEste é o sumário de uma pesquisa inédita que avaliou mais de 3 mil turmas de creches e pré-escolas em 12 municípios brasileiros, com resultados que recomendam caminhos para avançar na oferta de uma educação infantil.
Ler MaisO working papre reúne conhecimento científico sobre os efeitos do racismo estrutural no desenvolvimento das crianças negras em seus primeiros seis anos de vida, além de contribuir com a adoção de políticas públicas afirmativas de combate à discriminação racial na educação infantil.
Ler MaisAlém de um direito constitucional a ser respeitado, essa é uma importante estratégia para oferecer estímulos adequados às crianças, em especial àquelas de famílias mais vulneráveis.
Ler MaisBaseada em uma metodologia que identifica e dimensiona a demanda de acesso à creche, a publicação permite estimar a quantidade de vagas necessárias em cada cidade do país, tendo em vista a priorização de grupos que mais precisam de atendimento.
Ler MaisComo encurtar o caminho que tantos municípios estão percorrendo para dar acesso à creche a todas as crianças e famílias que optam por este serviço? Essas experiências municipais trazem importantes subsídios à gestão da educação pública.
Ler MaisCabe ao poder público municipal identificar as crianças que estão fora da pré-escola e fornecer as ferramentas que possibilitem o acesso a essa etapa da educação, crucial para a formação dos indivíduos.
Ler MaisOs resultados desta publicação evidenciam as desigualdades sociais no país, trazendo a urgência de ações articuladas por diversos atores da sociedade para que todas as crianças brasileiras tenham o direito à educação garantido.
Ler MaisEste guia apoia o uso de uma ferramenta que facilita a identificação de crianças e adolescentes que estão sem acesso à educação.
Ler MaisAssista aos vídeos e saiba mais detalhes sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), como organizar sua rede, estruturar as salas de recursos multifuncionais e implementar uma mudança de cultura que possibilita um modelo de educação inclusiva.
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