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Apoio à família fortalece o desenvolvimento infantil

Cuidadores que recebem suporte adequado constroem vínculos cheios de afeto com as crianças e estimulam o seu desenvolvimento

Apoio à família fortalece o desenvolvimento infantil

Cuidadores que recebem suporte adequado constroem vínculos cheios de afeto com as crianças e estimulam o seu desenvolvimento

O que significa?

Ações simples, como olhar nos olhos, sorrir, abraçar, brincar, elogiar e conversar são essenciais para que pais e cuidadores criem vínculos sólidos com as crianças. Os estímulos e afetos oferecidos na primeira infância têm impacto positivo tanto no presente quanto no futuro.

Mas quem cuida também precisa ser cuidado e, por isso, é imprescindível ajudar os cuidadores a reconhecer as necessidades das crianças para atendê-las de maneira adequada.

Estratégias de apoio, como visitas domiciliares e encontros em grupo, são fundamentais para promover interações de qualidade e fortalecer os vínculos familiares, especialmente em famílias vulnerabilizadas. Essas iniciativas ajudam a criar ambientes seguros e estimulantes para as crianças, prevenindo violências e promovendo a parentalidade afetiva.

Tanto a visitação domiciliar como os encontros em grupo têm como objetivo promover as práticas parentais positivas. A visitação domiciliar é uma estratégia conduzida por profissionais, chamados visitadores domiciliares, que periodicamente apoiam as famílias para fortalecerem os vínculos com as crianças a partir de brincadeiras, conversas, contação de histórias, entre outras práticas. Já os encontros em grupo promovem ações pautadas pela troca coletiva e são ofertados em equipamentos públicos, como Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas.

Por que é importante?

Para um desenvolvimento saudável das crianças, não basta cuidar da alimentação, do sono e da higiene. As interações afetivas são essenciais. Também é muito importante combater a negligência, a violência dentro de casa e evitar práticas punitivas, como bater e gritar.

Programas que fortalecem os cuidadores para promover o desenvolvimento da criança trazem benefícios significativos para crianças, cuidadores e a sociedade, pois:

  • Apoiam o desenvolvimento infantil
  • Diminuem problemas de comportamento
  • Evitam a punição física e psicológica das crianças
  • Melhoram a saúde da mãe e da criança
  • Abrandam o sentimento de isolamento dos pais e cuidadores
  • Reduzem taxas de evasão escolar

Números

42% dos cuidadores de crianças com menos de  anos relataram nunca ter recebido informações sobre desenvolvimento infantil. Para até 50% dos cuidadores dar palmadas é necessário para educar as crianças. Atualmente, 670,8 mil crianças na primeira infância cadastradas no Cad Único estão em situação de extrema pobreza. 42% dos cuidadores de crianças com menos de  anos relataram nunca ter recebido informações sobre desenvolvimento infantil. Para até 50% dos cuidadores dar palmadas é necessário para educar as crianças. Atualmente, 670,8 mil crianças na primeira infância cadastradas no Cad Único estão em situação de extrema pobreza. 42% dos cuidadores de crianças com menos de  anos relataram nunca ter recebido informações sobre desenvolvimento infantil. Para até 50% dos cuidadores dar palmadas é necessário para educar as crianças. Atualmente, 670,8 mil crianças na primeira infância cadastradas no Cad Único estão em situação de extrema pobreza.

Como colocar em prática?

  • Garantir que a família e as crianças sejam assistidas em rede, por meio da articulação entre os serviços e equipamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (Suas) e da educação
  • Reforçar a atenção aos grupos do Cadastro Único e realizar busca ativa por potenciais beneficiários de programas sociais, com atenção à integração de acesso aos programas de transferência de renda municipais, estadual ou federal
  • Expandir e qualificar as estratégias de visitas domiciliares e encontros em grupo para as famílias com crianças de 0 a 6 anos
  • Zelar pela qualidade da implementação das ofertas e/ou estratégias - uma referência é a adoção de parâmetros de qualidade desde o planejamento
  • Fortalecer as equipes que atuam com a primeira infância, garantindo sua permanência, com foco na redução da rotatividade, bem como a garantia de formações continuadas
  • Promover programas que atuem a partir dos saberes das famílias, respeitem e dialoguem com as especificidades das múltiplas infâncias, como o cuidado nas relações étnico-raciais e de inclusão