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Educação infantil: além de vagas, é preciso qualidade e equidade

Crianças fora da creche e da pré-escola estão mais expostas à fome, à pobreza, à violência e ao atraso escolar

Educação infantil: além de vagas, é preciso qualidade e equidade

Crianças fora da creche e da pré-escola estão mais expostas à fome, à pobreza, à violência e ao atraso escolar

O que significa?

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, fundamental para garantir o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Tudo começa na creche, que atende as crianças de 0 a 3 anos. Embora a matrícula não seja obrigatória, a creche é uma oportunidade valiosa e deve ser disponibilizada para todas as famílias que desejam uma vaga. Em seguida, vem a pré-escola, etapa obrigatória por lei e destinada a todas as crianças de 4 e 5 anos.

Por que é importante?

A educação infantil oferece possibilidades de interações sociais, experiências positivas por meio do brincar e cuidados para estimular o desenvolvimento integral da criança. Além disso, as unidades de educação infantil protegem as crianças em outras duas principais formas: são um espaço de identificação e trabalho integrado em relação à violência e atuam contra a insegurança alimentar, ao oferecerem até cinco refeições por dia.

Garantir a vaga é só o primeiro passo. A escola precisa ter qualidade, com instalações adequadas, materiais apropriados e profissionais capacitados. A relação é direta: uma escola sem qualidade compromete o desenvolvimento das crianças.

Uma criança que passou por uma educação infantil de qualidade tem até três vezes mais chances de aprender em toda a sua trajetória escolar, evitando a evasão e contribuindo para a conclusão dos estudos. A criança que aprende, desenvolve-se e está protegida e tem maior oportunidade de alcançar seu máximo potencial, quebrando ciclos de pobreza e rompendo com as desigualdades.

Uma educação infantil de qualidade é boa para criança e para toda a sociedade.

Números

Como colocar em prática?

  • Fazer levantamento e divulgação da demanda de vagas para creches, como manda a recém-aprovada lei nº14.851/2024
  • Garantir acesso à creche para todas as famílias que demandarem vagas, com prioridade para crianças de famílias de baixa renda, monoparentais, cujo cuidador principal esteja em idade economicamente ativa (independentemente de estar ou não formalmente ocupado)
  • Universalizar o acesso à pré-escola, garantindo ações de busca ativa
  • Oferecer qualificação profissional ao quadro de educadores;
  • Avaliar a qualidade da oferta, como as condições de infraestrutura, práticas pedagógicas e aprendizagem das crianças
  • Promover a educação inclusiva para crianças com deficiência ou neurodivergentes
  • Garantir acesso às múltiplas infâncias (negras, indígenas, ribeirinhas, rurais, entre outras) e educação para as relações étnico-raciais