Os Primeiros Passos pela Primeira Infância – Parentalidade

Implementar políticas integradas para a primeira infância deve ser uma meta prioritária do governo municipal. E as chances de se alcançar esse objetivo em qualquer setor da gestão aumentam quando a atuação acontece de forma planejada!

Por isso, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal produziu a série Os Primeiros Passos pela Primeira Infância, com a publicação de quatro guias práticos: Educação Infantil, Parentalidade, Saúde e Gestão e Orçamento, além de um volume especial sobre o retorno às atividades presenciais e outro voltado para a expansão de vagas em creches.

Nesta edição dedicada à parentalidade, reunimos orientações de políticas públicas, programas e ações que garantam aos pais e cuidadores condições de potencializar o desenvolvimento das crianças, do nascimento ao seis anos.

O que se busca com essas intervenções de parentalidade é chamar a atenção para a importância dos estímulos adequados na primeira infância, apoiar a construção de caminhos para interação positiva e, consequentemente, promover uma mudança de comportamento dos cuidadores.

O fortalecimento de práticas e comportamentos positivos nas atividades mais rotineiras vivenciadas entre os adultos e as crianças, embora desafiador, é especialmente poderoso, porque vai afetar positivamente não apenas aquela criança especificamente, mas também a família como um todo. Acesse o material e veja outros benefícios dessas intervenções.

Conteúdo relacionado: