Amplie, implemente e/ou qualifique ofertas

O Portal Primeira Infância Primeiro tem muitas dicas e conteúdos sobre como implementar, ampliar o acesso e/ou a qualidade das ofertas da primeira infância.

Veja algumas recomendações abaixo:

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Saúde

Garantir a atenção e o cuidado às gestantes e às crianças do nascimento até os primeiros anos de vida

Entenda os impactos positivos que determinadas intervenções podem trazer para a população brasileira a curto e longo prazos

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Os Primeiros Passos pela Primeira Infância – Saúde

Identificamos uma série de ações necessárias para garantir a atenção às gestantes e às crianças, que pode servir como uma lista para checar se a solução para os principais problemas da saúde no município estão sendo encaminhados.

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Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC)

A PNAISC está estruturada em princípios, diretrizes e eixos estratégicos e tem como objetivo promover e proteger a saúde da criança e o aleitamento materno, mediante atenção e cuidados integrais e integrados.

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Conheça o TEDI – Triagem e Estimulação do Desenvolvimento Infantil

O TEDI é um aplicativo para triagem de alterações do desenvolvimento e comportamento de crianças de 1 a 65 meses e de fatores de risco no contexto familiar.

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Você sabia? Os primeiros 1.000 dias podem impactar a saúde da criança para o resto da vida | Unicef

Explore os conteúdos e descubra como a alimentação, o estímulo e os cuidados certos nessa importante fase da vida são a base para um desenvolvimento saudável.

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Impactos da Estratégia Saúde da Família e Desafios para o Desenvolvimento Infantil

O objetivo deste artigo é examinar as relações entre o sistema de saúde público no Brasil, o nível de saúde da população e, mais especificamente, os impactos da Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre a mortalidade infantil.

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Assistência Social

Integração das Ofertas Socioassistenciais: Um Olhar para a Primeira Infância (Caderno e vídeos)

O Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania lançou, na última terça-feira (29), a publicação “Integração das Ofertas Socioassistenciais: Um Olhar para a Primeira Infância”, obra elaborada em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que reforça o apoio aos municípios de todo o País no exercício da integração das seguintes ofertas socioassistenciais: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e; Programa Criança Feliz (PCF).

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Trilha de Integração das Ofertas Socioassistenciais: Um Olhar para a Primeira Infância

A ferramenta foi construída para proporcionar momentos de diálogo entre as equipes das ofertas socioassistenciais, com foco no aprofundamento sobre atribuições, construção de fluxos de atendimento e encaminhamento e fluxos para comunicação.

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Guia de Orientações sobre Parâmetros de Qualidade dos Programas e Serviços de Parentalidade no Brasil

São detalhados parâmetros de qualidade e componentes estratégicos a fim de inspirar gestores tomadores de decisão na elaboração e desenvolvimento de iniciativas, potenciando a qualidade da atenção ofertada às famílias e crianças na primeira infância.

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Implementar ou ampliar programas de visitação domiciliar

Em diferentes países, a visitação domiciliar tem sido uma estratégia de extrema importância para promover a saúde, a parentalidade e o desenvolvimento humano. Conheça os benefícios que esse tipo de iniciativa traz para as crianças e suas famílias.

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Implementar ou ampliar programas de parentalidade em grupo

Além das visitas domiciliares, existe a possibilidade de prover a atenção às famílias em situação de vulnerabilidade por meio de encontros em grupo – modalidade em que as diferentes famílias se deslocam a um centro específico para desempenhar as atividades propostas.

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Caderno de Orientações Técnicas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças de 0 a 6 anos

O objetivo deste Caderno é prover orientações que contribuam para a atuação dos profissionais da assistência social, especificamente quanto à promoção do desenvolvimento integral das crianças e sua proteção social.

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Caderno de Atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças de 0 a 6 anos

Este material, construído de forma colaborativa e dialogada, é um instrumento de apoio ao educador/orientador social no planejamento e execução das atividades para os encontros dos grupos do SCFV com crianças de 0 a 6 anos e seus cuidadores.

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Recomendações sobre Programa de transferência de renda e de visitação domiciliar para famílias vulneráveis

Na primeira recomendação deste material saiba por que priorizar gestantes e mães com crianças na primeira infância e em situação de vulnerabilidade, além do que fazer em alguns passos simples.

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Conheça o Fluxo de atenção à criança e ao adolescente vítima de violência da Prefeitura Municipal de São Paulo

Este instrumento pode servir de inspiração para atuação integrada entre a rede de proteção às famílias no âmbito municipal e é parte do Protocolo Integrado de atenção à Primeira Infância.

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Os Primeiros Passos pela Primeira Infância – Parentalidade

Reunimos orientações de políticas públicas, programas e ações que garantam aos pais e cuidadores condições de potencializar o desenvolvimento das crianças, do nascimento ao seis anos.

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Educação

BNCC na Educação Infantil

Este documento é uma realização do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular, em parceria com o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE), da Fundação Getúlio Vargas, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Ele foi elaborado com o intuito de apoiar as redes municipais de educação na implementação da parte da Educação Infantil da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que foi aprovada em dezembro de 2017 e deve ser colocada em prática em todos os espaços e salas de aula da Educação Infantil e do Ensino Fundamental a partir de 2020.

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Parâmetros nacionais de qualidade da Educação Infantil

Este material tem como objetivo apoiar professores e gestores no planejamento e execução de práticas pedagógicas alinhadas aos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil e à BNCC.

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Educação Infantil de Qualidade – working paper

O conteúdo orienta que gestores públicos tomem decisões baseadas em evidências e em conhecimentos produzidos, de modo que possam propor políticas que efetivamente garantam qualidade no atendimento às crianças na educação infantil.

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Garantir a qualidade da oferta da educação infantil

Não basta ampliar o número de vagas se elas não tiverem qualidade. Processos de avaliação são essenciais para identificar o que precisa ser aprimorado.

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Sumário Executivo – Avaliação da Qualidade da Educação Infantil

Este é o sumário de uma pesquisa inédita que avaliou mais de 3 mil turmas de creches e pré-escolas em 12 municípios brasileiros, com resultados que recomendam caminhos para avançar na oferta de uma educação infantil.

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Racismo, Educação Infantil e Desenvolvimento na Primeira Infância

O working papre reúne conhecimento científico sobre os efeitos do racismo estrutural no desenvolvimento das crianças negras em seus primeiros seis anos de vida, além de contribuir com a adoção de políticas públicas afirmativas de combate à discriminação racial na educação infantil.

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Ampliar a oferta de creche para crianças de 0 a 3 anos

Além de um direito constitucional a ser respeitado, essa é uma importante estratégia para oferecer estímulos adequados às crianças, em especial àquelas de famílias mais vulneráveis.

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Índice de Necessidade de Creche 2018-2020 e estimativas de frequência: insumos para a focalização de políticas públicas

Baseada em uma metodologia que identifica e dimensiona a demanda de acesso à creche, a publicação permite estimar a quantidade de vagas necessárias em cada cidade do país, tendo em vista a priorização de grupos que mais precisam de atendimento.

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Atendimento à demanda e qualidade na creche: a construção de caminhos nos municípios

Como encurtar o caminho que tantos municípios estão percorrendo para dar acesso à creche a todas as crianças e famílias que optam por este serviço? Essas experiências municipais trazem importantes subsídios à gestão da educação pública.

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Garantir pré-escola a todas as crianças de 4 e 5 anos

Cabe ao poder público municipal identificar as crianças que estão fora da pré-escola e fornecer as ferramentas que possibilitem o acesso a essa etapa da educação, crucial para a formação dos indivíduos.

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Desigualdades na garantia do direito à pré-escola

Os resultados desta publicação evidenciam as desigualdades sociais no país, trazendo a urgência de ações articuladas por diversos atores da sociedade para que todas as crianças brasileiras tenham o direito à educação garantido.

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Guia para implementação da Busca Ativa Escolar nos municípios

Este guia apoia o uso de uma ferramenta que facilita a identificação de crianças e adolescentes que estão sem acesso à educação.

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O Atendimento Educacional Especializado e a inclusão

Assista aos vídeos e saiba mais detalhes sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), como organizar sua rede, estruturar as salas de recursos multifuncionais e implementar uma mudança de cultura que possibilita um modelo de educação inclusiva.

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